• Wagner Luz

Endomarketing através dos eventos corporativos


A importância dos eventos internos para a sua empresa

Já pensou em melhorar a imagem que a sua empresa passa para seus próprios funcionários? O endomarketing pode ser a solução ideal para isso.

Em um mercado no qual 75% dos trabalhadores se perdem por falta de engajamento e motivação, adotar ferramentas que estimulem o reconhecimento e o envolvimento em todas as atividades é fundamental. Por isso, empresas dos mais diversos setores vêm investindo na produção de eventos voltados a seus colaboradores, além de estratégias que impulsionam a comunicação e a transparência entre todos.

Entenda a seguir como funciona o endomarketing e saiba quais tipos de eventos internos você pode (e deve!) realizar na sua empresa.

O que é endomarketing? Endomarketing é o conjunto de estratégias de marketing com foco nos colaboradores da organização. O principal objetivo do endomarketing, ou Marketing interno é envolver e engajar os colaboradores, aprimorar a imagem da empresa e criar uma equipe cada vez mais capacitada e motivada. O endomarketing deve ser um trabalho realizado em conjunto pelas áreas de marketing e RH da empresa. Afinal, é preciso desenvolver um conjunto de iniciativas nas quais o público-alvo é composto pelos próprios funcionários. E uma das principais ações para a implantação do endomarketing é a realização de eventos internos que envolvam toda a equipe em torno de um único propósito.

A importância da comunicação interna A comunicação interna tem um papel fundamental no sucesso da empresa. Sem uma boa interação, não é possível, por exemplo, implementar uma estratégia eficiente de endomarketing. Além disso, o clima organizacional, a motivação e o engajamento das equipes ficam seriamente prejudicadas.

Benefícios dos eventos internos para o endomarketing A realização de eventos internos periodicamente é uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas de diversos segmentos e tamanhos. Com eles, é possível reunir setores, departamentos e até a empresa inteira para que um objetivo seja cumprido. Dentre os principais benefícios da realização de eventos internos estão:

  • Unir equipes de departamentos diferentes;

  • Criar uma relação mais próxima entre gestores e colaboradores;

  • Realizar treinamentos e capacitações;

  • Reunir os colaboradores em torno de assuntos em comum;

  • Demonstrar o compromisso da empresa com a valorização pessoal e profissional de cada funcionário;

  • Proporcionar maior comunicação e alinhamento entre as equipes;

  • Redução dos índices de turnover;

  • Melhoria da marca da empresa;

  • Otimização da experiência do colaborador;

  • Reforçar a cultura interna nos profissionais;

  • Melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos times.

Os eventos internos ajudam a criar um ambiente de trabalho cada vez mais conectado. Como consequência, os colaboradores ficam mais produtivos e se sentem mais motivados, já que a empresa também mostra que está envolvida com o aperfeiçoamento interno e a manutenção de relações saudáveis de trabalho.

Com a pandemia do Covid-19, muitos profissionais migraram dos escritórios das empresas para o home office. Essa tendência tende a continuar nos anos à frente por meio do modelo de trabalho híbrido (parte da jornada sendo presencial e parte remota). Nesse contexto, os eventos internos serão ainda mais importantes. Por meio deles, a empresa conseguirá manter as equipes unidas e reforçar os laços de amizade entre os colaboradores. Além disso, esses encontros serão ferramentas valiosas para a melhoria da saúde emocional, mental, física e psicológica das equipes remotas.

Toda empresa deve investir em endomarketing? Muitos gestores caem no erro de achar que seja pelo custo ou pela necessidade, o endomarketing só pode ser realizados pelas grandes empresas. E isso acaba enfraquecendo a própria cultura organizacional, que não consegue fortalecer a relação com os colaboradores ou alinhá-los em torno dos propósitos de crescimento. No entanto, não é preciso contar com grandes recursos para realizar um evento interno ou pensar em uma estratégia de endomarketing: tudo pode ser adaptado e organizado de acordo com as necessidades e os principais objetivos. Por isso, não importa se a sua empresa é uma pequena startup, uma loja ou uma grande empresa de tecnologia: investir na realização de eventos internos é sempre recomendado por trazer diversos benefícios ao desenvolvimento empresarial.

Quais eventos internos devo organizar? Dependendo do setor de atuação da empresa e dos objetivos a serem alcançados com o endomarketing, existem alguns tipos de eventos internos que devem ser priorizados. Mas, independentemente dos eventos escolhidos na estratégia, é fundamental engajar os colaboradores e motivar a equipe a estar presente nestes momentos. Confira os principais tipos de eventos internos que podem ser organizados e as principais vantagens de cada um deles:

Palestras O mais interessante das palestras é que o público também pode participar dando sua opinião e fazendo perguntas. Isso aumenta a sensação de comunidade entre os colaboradores, além de ser uma ótima maneira de investir no desenvolvimento de cada um deles. Cursos, workshops e treinamentos O principal foco dos cursos, workshops e treinamentos é fornecer capacitação. Este tipo de evento interno está entre os preferidos das grandes empresas por trazer benefícios para todos. Afinal, os colaboradores obtêm novas habilidades e a empresa conta com profissionais cada vez mais qualificados em sua equipe. Confraternizações Comemoração dos aniversariantes do mês, festas de fim de ano, happy hours… Todos esses eventos são capazes de estimular o vínculo emocional entre os colaboradores e o espaço em que eles trabalham. Sair da rotina e participar de momentos de descontração faz com que a equipe relaxe e consiga melhorar sua produtividade ao retornar à realização de alguma tarefa.

Empresas que adotam endomarketing:



1. Coca-Cola Em 2016, a Coca-Cola elaborou uma série de estratégias de endomarketing para envolver o time de 66 mil pessoas que trabalham nas sedes brasileiras com as Olimpíadas, porque a empresa seria uma das patrocinadoras do evento. Algumas das iniciativas foram:

- Andar olímpico, que consistia em um espaço temático e lúdico, que além de lembrar os Jogos Olímpicos e aproximar os colaboradores de um evento tão importante para a marca, também trazia os valores da cultura da empresa. Então, além de ser um espaço de descontração para ajudar a unir o time, também aproximou os colaboradores desse evento tão importante e reforçou a ideia de que todos faziam parte disso.



- Fotos com a tocha olímpica. Um cenário foi montado com a réplica da tocha olímpica e os funcionários puderam tirar fotos como se estivessem participando de uma prova de revezamento.

- Papos com atletas profissionais. O projeto trouxe atletas para contarem um pouco de sua trajetória, em um papo interativo, onde os participantes podiam fazer perguntas e interagir com o convidado, além disso, também foram oferecidos brindes e sessão de fotos.



2.Citibank

A campanha de endomarketing intitulada “Sou Mais Citi”, a empresa recebeu o prêmio global Citi Marketing Award 2009. Durante dez dias, os funcionários foram fotografados com uma mão sobre o peito e o material foi usado em materiais de comunicação interna. Criar a identificação surpreende equipes e o sucesso foi tão grande que a campanha foi implantada em mais quatro países: Colômbia, Honduras, Equador e Peru.



Sem dúvidas, o endomarketing promove eventos que beneficiam toda a empresa.

Podemos dizer que, no atual mundo cheio de transformações e incertezas, os eventos internos serão como um refúgio para os colaboradores. Afinal, essa é a sensação que temos quando estamos rodeados de pessoas e atividades felizes. O que achou do nosso artigo?


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